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Cry for Strangers: “I Did Not Buy This Ticket” com estilo de terror de David Lynch

31 03
autor:admins|Classificação:notícias de jogos

I Did Not Buy This Ticket entrelaça uma exploração meditativa de si mesmo com o terror psicológico dirigido pelo personagem, dando aos jogadores todos os tipos de reviravoltas inesperadas. Apesar da duração relativamente curta do jogo, ele consegue causar um impacto emocional poderoso.


A equipe “Não Comprei Este Ingresso” é liderada pelo escritor Tiago Rech e pelo artista Lírio Ninotchka, e na jornada criada por eles, você fará o papel de Candelária, uma enlutada profissional, viajando de funeral em funeral o dia todo. Veremos ela chorar por pessoas que ela nunca conheceu, e vamos conhecê-la melhor através das pessoas por quem ela realmente chora. Ela é uma personagem complexa e aos poucos iremos descobrindo suas múltiplas personalidades durante sua jornada.


Para que pudéssemos conhecer o mundo interior de Candelaria em sua jornada, Tiago e Lírio tiveram que escolher os elementos certos para criar um jogo que os ajudasse a contar essa história. Como um romance visual, "I Did Not Buy This Ticket" mostra a vida de pessoas comuns. Além disso, todos os elementos visuais do jogo – desde as cores até os diversos personagens interativos – servem para contar melhor a história. Para entendermos mais profundamente “Não comprei esse ingresso”, uma forma de expressão que pode criar fortes experiências emocionais, conversamos com Tiago e Lírio para discutir a perspectiva pela qual devemos olhar para os sentimentos que surgem a partir da Candelária. coração. O cenário complicado.


Estamos prestes a chegar à Estação Candelária

I Did Not Buy This Ticket

O enredo de “I Did Not Buy This Ticket” nos leva por todos os tipos de caminhos bizarros que nunca imaginamos, mas no final das contas, ainda é a história de uma mulher. Candelaria não tem superpoderes e não há nada de especial em seu passado.


Tiago e Lírio nos deixam muitas dicas ao longo do jogo, permitindo-nos testemunhar a humanidade de Candelária enquanto percorremos seu estranho caminho. Candelaria, que usa Converse, pesquisa a identidade de seus clientes antes de cada funeral. Seu trabalho pode ser incomum, mas ela é apenas uma mulher comum. Tendo trabalhado anteriormente como artista em outros jogos, Tiago tem um olhar aguçado para o extraordinário na vida comum das pessoas comuns, e seu desafio é contar suas histórias.


Para Tiago, tudo, desde a narrativa aos gráficos e à mecânica, deve estar interligado no jogo para tornar mais sólido o tema que ele cuidadosamente desenhou. “A beleza dos romances visuais e dos jogos de aventura point-and-click é que eles permitem que a parte narrativa do jogo esteja mais intimamente ligada a outros elementos”, disse-nos ele.


Quando se trata de criar um jogo que mergulhe o jogador na perspectiva subjetiva de um personagem, o gênero visual novel pode nos dar mais tempo para julgar a situação atual do personagem e espaço para contemplar essa situação. Tiago Rech acredita que estes tipos de jogos induzem uma qualidade física que melhora a experiência de jogo, porque só é possível olhar totalmente para o ecrã e explorar as cenas destes jogos tocando frequentemente. Ao mesmo tempo, sempre que uma decisão importante deve ser tomada, nossas mãos sempre colocam o cursor na opção que achamos que o personagem deveria escolher.


Em “Não Comprei Este Ingresso”, aprendemos sobre os sentimentos de Candelaria por meio das interações entre os personagens. Mas, como romance visual, dá-nos a oportunidade de escolher as suas ações, determinar as suas palavras ou ações e, assim, expressar mais aspectos da protagonista. Embora esse mecanismo para dar aos jogadores uma sensação de autonomia e originalidade em uma história tenha se tornado comum, ele também pode ser usado para descrever a posição subjetiva que um personagem ocupa. Se um problema estiver relacionado à visão que um personagem tem de si mesmo e do mundo, então você pode pensar nas diferentes opções de ação do personagem como várias soluções para esse problema. Mas o que você deve fazer se nenhuma das opções fizer diferença? No jogo, quando Candelaria ouve seu telefone tocar, todas as opções que o jogador pode escolher são exatamente as mesmas NÃO ATENDE O TELEFONE.


"Os romances visuais são interessantes porque exploram temas específicos. Se fosse um jogo de ação, não teria como protagonista um wailer. Use um personagem assim para ilustrar a ação do jogo. 'É difícil alcançar o céu ", explicou Tiago.


“Não comprei este ingresso”, na perspectiva de um enlutado profissional, descreve detalhadamente o luto e a tristeza das pessoas e como todos enfrentam a dor de perder um ente querido. Em nenhum dos funerais, Candelária não teve qualquer ligação emocional com o falecido. Sua perspectiva externa nos ajuda a pensar profundamente sobre as respostas emocionais de outros personagens.


Para Tiago, ele tem que ter um conhecimento profundo da identidade do seu personagem. Esta é uma parte importante de seu processo criativo. Após compreender totalmente o personagem, ele poderá dizer ao jogador como o protagonista agirá com facilidade. Como a mecânica do jogo pretende representar a subjetividade de Candelária, os roteiristas tiveram que torná-la uma pessoa real no roteiro. Fazer isso resolveria o problema que Tiago e discutimos.


“Tenho visto comentários de jogadores que dizem que se fossem Candelaria, fariam a mesma escolha”, disse ele. “As opções que o jogo apresenta aos jogadores devem ser consistentes com a identidade e personalidade do personagem correspondente. Como esse personagem se expressa de forma realista, os jogadores podem se ver nele.”


cores e tons de candelária

I Did Not Buy This Ticket

Os elementos visuais em um jogo são cruciais quando se trata de dizer aos jogadores o que um personagem está passando física e emocionalmente. Se você observar a história da indústria de jogos, encontrará muitas convenções estabelecidas. Por exemplo, quando um personagem está com dor, o jogo irá alertar o jogador de várias maneiras. Por exemplo, exiba um halo vermelho na tela ou altere o medidor de saúde do personagem de verde para vermelho. Os jogos também podem usar sons para expressar os sentimentos de um personagem, como gemidos para expressar dor – até que o personagem se cure. Mas à medida que as camadas e a complexidade dos personagens continuam a aumentar, como o jogo pode permitir que os jogadores entendam os sentimentos profundos que esses personagens têm sobre o mundo e sobre si mesmos?


Para tornar as emoções de Candelaria mais autênticas, I Did Not Buy This Ticket utiliza elementos visuais que remetem à estética tradicional. Seu objetivo é mostrar os sentimentos de personagens individuais, em vez de representar o mundo real. Lírio nos conta sobre uma de suas decisões artísticas, que foi escolher uma paleta de cores que enfatizasse o estado emocional de Candelária. “Candelaria já passou por muita coisa, então comecei a pensar em como expressar isso com cores, não apenas com minhas pinturas”, disse ela.


Por isso, ela faz uso intenso de sombras coloridas intrínsecas (as cores que vemos quando fechamos os olhos) no jogo oficial, com tons brilhantes de outras cores pontilhando as sombras próximas a elas. Esta combinação intensifica a turbulência interna que Candelaria está vivenciando, entrelaçando emoções intensas e o mecanismo de enfrentamento de fechar os olhos para escapar temporariamente da fonte de sua dor. Como jogadores, somos guiados no jogo não apenas pelo diálogo e pela narrativa geral, mas também pelas proporções dessas cores.


A maioria das cenas é dominada por cores naturais, mas em alguns casos, vermelhos vívidos penetram na cena, colorindo as roupas dos personagens centrais da história, como o motorista e o condutor do ônibus.


“Embora a tonalidade da cor intrínseca reforce a ideia de ela fechar os olhos, é o vermelho vibrante que contrasta com ela – que remete ao desconforto interior que representa sensações dolorosas intensas”, explica Lírio.


Embora tenha sido a primeira vez que trabalhou na indústria de jogos, Lírio ainda usou seus pontos fortes para criar o mundo de Não Comprei Este Ingresso.


  “Como artista, sou o maior responsável pela concepção dos personagens e raramente faço o trabalho de desenhar as cenas”, disse Lírio. Por causa disso, as cenas nos jogos são muito simples, às vezes consistindo apenas de uma sombra plana de uma cor intrínseca sobreposta a uma imagem para descrever um local. Os verdadeiros protagonistas de cada cena são os personagens do jogo, como o motorista do ônibus que te encara e o condutor que pressiona cautelosamente as perguntas que Candelária sempre evita.


Símbolo do mundo interior surrealista da Candelária

I Did Not Buy This Ticket

“I Did Not Buy This Ticket” faz referência à obra de David Lynch e utiliza técnicas de expressão surreais para contar a história de Candelária. O mundo do jogo não é determinado pela lógica, mas sim pela emoção, por isso nunca sabemos de onde veio esse bilhete que não foi comprado pela Candelaria, e a Candelaria finalmente parece aceitar este mundo estranho. A construção deste estranho mundo pessoal é a chave para o sucesso final de “I Did Not Buy This Ticket”.


No processo de colaboração, Tiago e Lírio criaram primeiro a expressão necessária para encarnar o profundo desconforto de não poder pertencer que acompanha Candelária. Tiago pediu a Lírio que utilizasse elementos de colagem no jogo, uma técnica de misturar e combinar imagens de diferentes fontes. Ao exibir diferentes elementos na mesma tela, podemos apresentar visualmente o mundo bizarro através dos olhos de Candelaria.


Com a ajuda deste método de colagem, o ônibus que leva Candelária ao funeral parece estar flutuando na estação. Quando ela entrou no carro, até o tempo parecia fluir de forma diferente. A sensação de anacronismo que esse design retrô evoca aumenta sua estranheza. Outros passageiros são corpos sem rosto ou rostos dentro de corpos disformes. Esses elementos o transformam em um vazio que está sempre em movimento, transportando seres que não pertencem a lugar nenhum.


O ônibus é um personagem à parte, forçando encontros entre Candelária e outros elementos que impulsionam a história. No que diz respeito ao autocarro, Tiago disse-nos que “queria ter uma casa de banho no autocarro semelhante à casa segura de Resident Evil”.


E Lírio acha que isso tem mais significado no jogo. “A sensação de segurança que Candelaria ganhou no banheiro era falsa, mas ela foi forçada a se olhar no espelho e ver a si mesma ali”, disse ela.


No mundo de “Eu não comprei este ingresso”, o espelho é o canal entre a protagonista e ela mesma. Cada vez que ela tentava sair daquela situação bizarra, ela ia até o banheiro para encarar o olhar inescapável do espelho. Enquanto luta para se sentir segura e protegida, Candelaria também é forçada a confrontar a pessoa que tem ignorado: ela mesma. O espelho do banheiro era apenas uma das coisas que concentrava o olhar condenatório em Candelária. Mesmo nos funerais, os motoristas e cobradores de ônibus olhavam para ela com seus olhos enormes e errantes.


Tiago e Lírio transformaram “I Did Not Buy This Ticket” numa experiência estética surreal que nos mostra o sentimento de perda do lamentador neste mundo. Ela estava sempre correndo entre inúmeros locais de apresentações, mas nunca ganhou um sentimento de pertencimento. A combinação de colagem, situações ilógicas e a distribuição ímpar de elementos em cada cena fazem com que os sentimentos de Candelária ganhem vida na tela.


“I Did Not Buy This Ticket” não conta apenas a história de uma alma chorosa. Esta é uma viagem ao mundo interior de Candelária. Ela luta sozinha com suas emoções, mas chora por uma perda que só os outros podem realmente sentir. Um jogo com uma identidade tão única só foi possível pela capacidade de Tiago e Lírio de traduzir emoções em diálogos, mecânicas e elementos visuais.


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